O VÍDEO DE AUTA DE SOUZA
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
VÍDEOS DOS HERÓIS NEGROS
O VÍDEO DE AUTA DE SOUZA
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
POLUIÇÃO AMBIENTAL, INÍCIO DE TUDO!
Oi queridos.
Outro tema que precisamos interagir é sobre a POLUIÇÃO AMBIENTAL, este problema tem nos afetado mais do que pensamos, e o que estamos fazemdo para melhorar este quadro?
Vamos entender um pouco sobre as causas e consequencias da poluição. Leiam, assistam o vídeo e comente.
" A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.
Tomando como base a espécie humana, tal definição, aplicada às ações praticadas pela espécie humana, levaria à conclusão de que todos os atos oriundos desta espécie são atos poluidores; o simples ato de respirar, por exemplo. A fim de que se estabelecessem limites para considerar o que, dentro do razoável, fosse considerado como poluição, foram estabelecidos parâmetros e padrões. Os parâmetros para indicar o que está poluindo e os padrões para quantificar o máximo permitido em cada parâmetro.
Para deixar mais claro, vamos citar um exemplo: uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de poluição consentida se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC".
Quer saber mais, CLIK AQUI!
Problemas sociais do Brasil
Olá queridos.
Esta foi mais uma semana conturbada, onde verificamos vários problemas que nosso país vem passando. Faça uma leitura, assista o vídeo e comente. Vocês podem começar respondendo a estas perguntas. De que maneira eu posso contribuir para minimizar os graves problemas sociais que o Brasil está passando? Que motivo está levando as pessoas a serem tão violentas a ponto de não respeitar a vida do próximo? Será que tem alguma fórmula para podermos escolher os nossos representantes políticos e não ter arrependimento futuros?
"Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Abaixo listaremos uma relação dos principais problemas brasileiros na atualidade".
QUER SABER MAIS, CLIK AQUI!
Região Nordeste do Brasil
É importante fazermos uma ponte relacionando o Continente Africano com a Região Nordeste. Sabemos que no Brasil a região que tem o maior número da população negra é na Região Nordestina, não podemos deixar de fazer esta relação pois, a grande diversidade cultural do nordeste é marcada por um mosaico de misturas étnicas, que faz desta região uma das mais belas do mundo.
Leiam e assistam o video "NORDESTE", façam comentários, opinem, você é importante e faz parte deste contexto.
"A região Nordeste é uma região do Brasil com 1.558.196 km² de área e 51.609.027 habitantes. A região Nordeste é curiosamente um pouco menor que o estado do Amazonas, com 1.558.196 km², contra 1.570.745,680 km² do estado do Amazonas e é a terceira região em área. A região possui 34.377.377 eleitores (IBGE/2007), o segundo maior colégio eleitoral do país, perdendo apenas para o Sudeste.
É a região brasileira que possui a maior quantidade de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte e Sergipe".
QUER SABER MAIS! CLIK AQUI
A África que nunca vimos, ou que ninguem nos mostra!
domingo, 12 de outubro de 2008
África, a Diversidade num Continente!
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
INCLUSÃO ESCOLAR, VOCÊ PRECISA SABER!
Hoje falar sobre inclusão é muito importante. Temos que ter consciência de que somos diferentes, e são estas diferenças que nos tornam importantes. Precisamos saber que as igualdades são comuns e pouco são apreciadas, mas as diferenças... vamos estudar o tema?
"Nosso modelo educacional mostra há algum tempo sinais de esgotamento, faz-se necessária a transformação. As diferenças culturais, sociais, étnicas e religiosas já faz algum tempo que estão presentes na nossa escola (muito por ser o Brasil um pais de multiplicidade). Porém, hoje vivemos num mundo onde é impossível fechar os olhos a outra diferença. A diferença da igualdade. Todos nós temos o mesmo direito de ser diferentes na igualdade. Isto é, somos todos seres humanos, e como tais, iguais. Contudo, nunca antes se valorizou tanto o direito natural de cada um de nós se expressar conforme suas próprias caraterísticas individuais. Quer dizer, o fato de ser bonito ou feio, magro ou gordo, inteligente ou nem tanto, ter duas mãos ou não, poder andar com nossas próprias pernas ou com ajuda, ser a nossa visão inferior ao do nosso vizinho, nossa audição aquém do esperado, e assim por diante, nada disso nos faz diferentes, continuamos iguais. A diferença está em que cada um de nós pode elevar a sua mais alta potência suas particularidades. O que nos faz diferente é se conseguimos ou não sobressair ao explorar nossas particularidades. Um bom exemplo se dá nos esportes: o Brasil ganha mais medalhas nas para-olimpíadas do que nas olimpíadas.
Este é o lado positivo da diferença. Porém, assim como a igualdade, a diferença pode nos ajudar ou prejudicar. Por isso, temos o mesmo direito a sermos iguais e a sermos diferentes. “Temos direito de ser iguais quando a diferença não inferioriza e direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”. (Santos)
Diante dessa realidade, a escola não pode mais continuar ignorando os acontecimentos (do Brasil e do mundo); ela é um espelho da sociedade, e se a sociedade muda, ela tem a obrigação de mudar também. Se a sociedade somos todos, a escola é para todos".
Quer saber mais, clik aqui:
A MULHER NEGRA
Olá amigos e amigas, hoje mais do que nunca, sinto a necessidade de falar e estudar sobre a mulher, e principalmente a mulher negra.
"A situação da mulher negra no Brasil de hoje manifesta um prolongamento da sua realidade vivida no período de escravidão com poucas mudanças, pois ela continua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país. Inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que a mulher negra apresenta menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento menor, e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente têm menos possibilidade de encontrar companheiros no mercado matrimonial".
"A mulher negra ao longo de sua história foi a “espinha dorsal” de sua família, que muitas vezes constitui-se dela mesma e dos filhos. Quando a mulher negra teve companheiro, especialmente na pós-abolição, significou alguém a mais para ser sustentado. O Brasil, que se favoreceu do trabalho escravo ao longo de mais de quatro séculos, colocou à margem o seu principal agente construtor, o negro, que passou a viver na miséria, sem trabalho, sem possibilidade de sobrevivência em condições dignas. Com o incentivo do governo brasileiro à imigração estrangeira e à tentativa de extirpar o negro da sociedade brasileira, houve maciça tentativa de embranquecer o Brasil.
Provavelmente o mais cruel de todos os males foi retirar da população negra a sua dignidade enquanto raça remetendo a questão da negritude aos porões da sociedade. O próprio negro, em alguns casos, não se reconhece, e uma das principais lutas do movimento negro e de estudiosos comprometidos com a defesa da dignidade humana é contribuir para o resgate da cidadania do negro".
Quer saber mais, clik aqui:
AS CONDIÇÕES DE VIDA DO NEGRO NO BRASIL
"Após 110 anos da libertação, os negros brasileiros continuam lutando pela liberdade e cidadania. Depois da África, o Brasil é o país que concentra a maior população negra do mundo e também onde os negros permanecem ocupando a mais baixa localização na pirâmide social
O termo exclusão é o que mais fielmente traduz a condição em que se encontra o povo negro no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, experimentou-se, em escala mundial, uma brutal concentração de renda e de poder. As elites põem em prática projetos conservadores, que recolocam o racismo na ordem do dia - quer seja através da rearticulação e do avanço da direita nos países europeus, quer através do desmonte de políticas sociais antes destinadas aos segmentos marginalizados da população.
Na África morreram, no ano passado, cerca de meio milhão de pessoas por doenças pulmonares, além das mortes provocadas pela fome, guerra e epidemias. No Brasil, é a parcela negra da população a mais duramente atingida pelo desmonte das políticas sociais e de saúde, pelos sistemas de controle populacional, pelo desemprego crônico, pela fome e a violência do latifúndio, do aparato policial e dos grupos de extermínio. É negra a maioria de crianças que vivem nas ruas e de jovens assassinados nos centros urbanos".
Quer saber mais, clik aqui:
APRESENTAÇÃO
Conto com você, leia, participe, opine, vamos ampliar nossos horizontes.
Um grande abraço,
Adriana