quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A MULHER NEGRA


Olá amigos e amigas, hoje mais do que nunca, sinto a necessidade de falar e estudar sobre a mulher, e principalmente a mulher negra.

"A situação da mulher negra no Brasil de hoje manifesta um prolongamento da sua realidade vivida no período de escravidão com poucas mudanças, pois ela continua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país. Inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que a mulher negra apresenta menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento menor, e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente têm menos possibilidade de encontrar companheiros no mercado matrimonial".

"A mulher negra ao longo de sua história foi a “espinha dorsal” de sua família, que muitas vezes constitui-se dela mesma e dos filhos. Quando a mulher negra teve companheiro, especialmente na pós-abolição, significou alguém a mais para ser sustentado. O Brasil, que se favoreceu do trabalho escravo ao longo de mais de quatro séculos, colocou à margem o seu principal agente construtor, o negro, que passou a viver na miséria, sem trabalho, sem possibilidade de sobrevivência em condições dignas. Com o incentivo do governo brasileiro à imigração estrangeira e à tentativa de extirpar o negro da sociedade brasileira, houve maciça tentativa de embranquecer o Brasil.

Provavelmente o mais cruel de todos os males foi retirar da população negra a sua dignidade enquanto raça remetendo a questão da negritude aos porões da sociedade. O próprio negro, em alguns casos, não se reconhece, e uma das principais lutas do movimento negro e de estudiosos comprometidos com a defesa da dignidade humana é contribuir para o resgate da cidadania do negro".

Quer saber mais, clik aqui:

6 comentários:

Graça Fernandes disse...

OI ADRIANA, PARABÉNS PELO SEU BLOG!
AS REPORTAGENS SOBRE OS NEGROS ESTÃO MUITO INFORMATIVAS E PRECISAS.
SUA IDEIA DE USAR O BLOG COMO MAIS UM INSTRUMENTO EDUCATIVO è MUITO BOA. EU TENHO UM BLOG QUE É BASTANTE UTILIZADO PELOS ALUNOS, OS QUAIS DÃO SUGESTÕES E OPINAM, MOTIVANDO A SUA ATUALIZAÇÃO.

BEIJOS
GRAÇA FERNANDES

Bárbara Cristina disse...

Como desde o começo dos tempos, em foco aqui no Brasil a discriminação sempre esteve em "alta", principalmente a racial, a mulher já era bastante discriminada e ainda sendo negra era o triplo o quadriplo sei-lá... Esses tipos de discrinamção só mostra a ignorância de alguns seres humanos, seu blog está ótimo pró, tópicos bem estruturados!

Jeferson Do Amor Divino disse...

A descriminação contra a mulher principalmente sendo negra é muito grande.
o esforço que uma mulher negra tem que fazer para conceguir um bom trabalho é muito grande e isso graça a ingnorância e "soberania" de algumas pessoas.
Tenho grandes exemplos de mulheres negras que mesmo com essa descriminação não deixam de lutar continuam buscando pelo seu objetivo!!!
isso que todas tem que fazer, erguer a cabeça e não deixar que nada as abalem!!!

paulinho disse...

Oi prof. dri desde o tempo da escravidão mulher negra tem o fardo de ser escrava,arrumadeira da casa das senhoras,donos de engenhos,e até hoje as pessoas tem essa imaginação ignorante que a mulher negra só serve pra lavar um chão,mais não é isso não,hoje a mulher negra está ganhando seu espaço na sociedades como outras e é por isso que vc´s mulheres tem que lutar para que esse espaço na sociedade não se perca jamais.

Adriana Moreira disse...

Obrigada Paulo, seria bom que todos os homens tivesse a mesma opinião, pois o machismo ainde é muito presente em nossas vidas e com certeza nossa luta por um espaço melhor na sociedade será árdua mas venceremos.

Bjs

rafaela disse...

oi profª (sou rafela da 7ªB) eu como mulher e negra me sinto muito envergonhada em saber que o país em que eu vivo que tem mais da metade da população negra tem uma "elite" racista.

realmente eu queria que o preconceito contra a mulher e contra o negro acabacem.